• ACVM

São Luiz Gonzaga


“Toda a perfeição evangélica se alcança com o contínuo exercício da oração”


São Luís Gonzaga – 21/06



Nascido em 9 de março de 1568, em Roma, seu nome de batismo era Castiglione delle Stiviere. Filho do príncipe Ferrante Gonzaga, seu pai desejava que ele seguisse seus passos, tornando-se então soldado e comandante do exército do Império. Por outro lado, sua mãe forneceu educacao e formacao crista. O que seus pais não sabiam era que os planos de seu filho eram muito maiores do que o que eles poderiam imaginar.



Aos 10 anos, Castiglione foi enviado para Florença para servir como pajem de um duque na Toscana. Naquele momento, o menino surpreendeu a todos ao fazer um voto perpétuo de virgindade. Ao longo dos anos dedicou-se ao estudo da filosofia e nas horas vagas dedicou-se a oração e leituras espirituais.



Ao receber a Primeira Eucaristia, na Espanha, sentiu-se tremendamente tocado pelas palavras de São Carlos Borromeu e então decidiu tornar-se religioso e ingressou na Ordem dos Jesuítas. Ao saber da notícia, seu pai o chamou de volta a Roma e tentava de todas as maneiras fazer com que o filho mudasse de ideia. Após oferecer ao filho todos os prazeres mundanos e perceber que Castiglione não era feliz, perguntou a ele se era realmente a vida religiosa que ele queria. “É nisto que penso noite e dia” foi a resposta de São Luís, fazendo com que seu pai o autorizasse a entrar na Companhia de Jesus.



Após entrar para a Companhia, mudou seu nome para Luís Gonzaga e renunciou ao seu título de nobreza e toda sua herança. Um fato muito interessante sobre a vida de discernimento deste santo era a frase que norteava todas as suas decisões e atitudes: “De que vale isto para a eternidade?”. Com a intenção de estudar, São Luís voltou para Roma e lá encontrou diversas pessoas padecendo por conta de uma doença contagiosa. Sao Luis então compadeceu-se daquelas pessoas e se dedicou a ajudá-las. Aos 23 anos, o santo contraiu a doença e acabou falecendo no dia 21 de junho de 1591.



Padroeiro da juventude e dos estudantes, São Luís Gonzaga também inspirou um grupo de amigos que hoje fazem parte de uma comunidade da ACVM e carregam o nome e o exemplo deste santo como legado para suas vidas espirituais.



Peçamos a intercessão de São Luís Gonzaga para que nossas atitudes sejam baseadas sempre no amor e no serviço ao próximo segundo as vontades de Deus. Que Sao Luis interceda também por esta comunidade e por toda a ACVM na missão de amar e servir.



São Luís Gonzaga, rogai por nós!

52 visualizações

CNPJ: 40.228.629/0001-08

LOCALIZAÇÃO

SEDE GERAL/SETOR RIO

Rua Bela, 795, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20.930-381

SETOR NITERÓI

Rua Adélia Cintra, 52, Pita

São Gonçalo, RJ - CEP 24.412-550

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
spotify-podcast-badge-wht-grn-330x80.png

© 2018 por ACVM.