O FUNDADOR E OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO

O FUNDADOR E OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO

Atualizado: 8 de Ago de 2018


Já membro da Congregação Mariana, no carnaval de 1961, José Batista Sobrinho fez um retiro inaciano, orientado pelo Pe. Paulo de Souza, SJ, no Colégio dos Irmãos Maristas.

Sendo esta a uma profunda experiência em sua vida, Sobrinho fez a ouviu o chamado de Jesus, experimentou o céu e em seu coração um profundo desejo de trabalhar com a juventude, na construção do Reino.

Desejou ardentemente ser padre, passou por três congregações religiosas, mas em todas a mesma desculpa, sendo arrimo de família, não poderia participar de uma ordem religiosa, o que lhe causou uma profunda tristeza. Mas através dos Exercícios Espirituais e a direção espiritual de um Sacerdote, teve sua vida reorientada à vocação missionária dando seguimento aos seus passos na caminhada da Igreja.

Em junho de 1971, ainda no JAM (Juventude em Ação Mariana), os retiros foram montados com os jesuítas, dentro dos Exercícios Inacianos, e adaptados para que também na periferia pudessem conhecer e experimentar o amor de Deus além da possibilidade de terem suas vidas transformadas.

Com a ruptura do JAM com a Federação Mariana, a Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM), teve garantido pelos jesuítas, através do P. Ramanelli, SJ o direito de continuar a evangelizar através da espiritualidade inaciana, sem perder a essência da origem.

Cada vez mais apaixonado pelos Exercícios Espirituais e toda consolação que eles traziam, Sobrinho passou por várias experiências em retiros de 8 dias, que o levaram a mergulhar mais profundamente no sofrimento dos pobres, mas foi a experiência no retiro de 30 dias que o levou a experimentar mais profundamente o grande amor de Deus por sua vida.

Durante toda a sua vida fez grandes amigos muitos deles jesuítas que sempre ajudaram a ACVM a conhecer e a propagar a espiritualidade inaciana, o que acontece ainda hoje em cada retiro.


Um pedido...


“Que os membros da ACVM guardem como um grande tesouro a espiritualidade inaciana, porque é através do Exercícios de Santo Inácio que eu, José Batista Sobrinho, pude ver o mundo com um olhar diferente. É através dos Exercícios Espirituais que a misericórdia de Deus é capaz de liberar todo ser humano de qualquer amarra e assim fazer a verdadeira experiência do amor pleno de Deus que nos torna pessoas novas para o mundo.”


Palavra do Fundador,


POR: José Batista Sobrinho.

0 visualização

CNPJ: 40.228.629/0001-08

LOCALIZAÇÃO

SEDE GERAL/SETOR RIO

Rua Bela, 795, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20.930-381

SETOR NITERÓI

Rua Adélia Cintra, 52, Pita

São Gonçalo, RJ - CEP 24.412-550

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
spotify-podcast-badge-wht-grn-330x80.png

© 2018 por ACVM.