Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
  • ACVM

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz

Atualizado: 7 de Jun de 2019


Por Letícia Santos


A terceira reunião de partilha do retiro quaresmal online aconteceu neste sábado, dia trinta de março na sede da Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM) de Niterói . Além da presença física de muitos integrantes do Setor Niterói, que estão fazendo a experiência como um pré-Exercício na Vida Cotidiana (EVC), contou-se também com a interação do público de casa pelos comentários e ao vivo em vídeo. Todos contaram suas experiências e sentimentos gerados pelas leituras diárias, as quais são ligadas à liturgia porém com referência à metodologia Inaciana.


Neste encontro, foi citada uma metáfora que comparou um copo de água transbordando com as pessoas que devem se encher das atitudes de Deus. Assim, os impulsos mais mundanos não terão tanto espaço. A cada semana, o retiro passa uma mensagem central, porém, todas estão ligadas. Nessa, por exemplo, as partilhas giraram em torno do perdão. Como na primeira semana falou-se sobre a acessibilidade de Deus e como nós devemos ser a face de Jesus no mundo, sempre pensando em qual atitude Cristo tomaria, o tema dessa terceira semana apresenta o perdão, como uma significativa forma de transparecer a misericórdia que irradia a glória e a paz que vêm de Deus. A oração de São Francisco, que também dá título a esse texto, exemplifica bem a terceira semana ao dizer: “pois é dando que se recebe”. É preciso agir, em todos os âmbitos da vida, como o Senhor, sem esperar o retorno do outro pois o bem vem Dele.


Mesmo tendo sido iniciado na quarta-feira de cinzas, o retiro ainda pode ser acompanhado. O material está disponível para download no nosso site e, diariamente, são postadas motivações e reflexões no Instagram. As reuniões de partilha são semanais e a próxima acontecerá nesta sexta-feira dia 05, , às 19h30, na sede da ACVM no Rio de Janeiro. O calendário completo pode ser acessado aqui. Além da colaboração dos presentes, os comentários são lidos em tempo real e a comunicação com quem está em casa e quer expor suas vivências sobre as leituras pode ser feita ao vivo numa vídeo chamada durante a transmissão no @minhaacvm.

0 visualização

CNPJ: 40.228.629/0001-08

LOCALIZAÇÃO

SEDE GERAL/SETOR RIO

Rua Bela, 795, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20.930-381

SETOR NITERÓI

Rua Adélia Cintra, 52, Pita

São Gonçalo, RJ - CEP 24.412-550

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
spotify-podcast-badge-wht-grn-330x80.png

© 2018 por ACVM.