Conversão social
  • ACVM

Conversão social

Atualizado: 7 de Jun de 2019


Por Letícia Santos


A segunda reunião de partilha do Retiro Quaresmal Online aconteceu neste sábado, para assistir clique aqui, dia vinte e três de março na sede da Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM) do Rio. Conduzida por Robson Vieira, que conduz as transmissões ao vivo, a atividade contou com a participação de José Batista Sobrinho, fundador da ACVM, e Denise Coutinho, uma das idealizadoras do retiro pela internet.


A vivência desta semana de retiro gerou moções relacionadas às obras de misericórdia e à invisibilidade social, ou seja, como os cristãos deixam seu egoísmo de lado para trabalhar nas obras do Senhor e serem misericordiosos e generosos como tal. Atualmente há uma necessidade de transparecer a face de Deus no mundo e O refletir no outro e, para isso, também é preciso reconhecer a sua própria fragilidade.


A campanha da Fraternidade (CF) de 2019 tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías 1, 27). Nesse sentido, a semana de oração conversa bastante com a Campanha da Fraternidade já que os sentimentos compartilhados na reunião destacaram a importância da presença dos cristãos na ajuda para a solução dos problemas da sociedade. Por meio não somente da solidariedade de cada indivíduo, mas ele em apoio ao Estado, que é quem deve garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras políticas públicas.


Pessoas formam a igreja, portanto, depende de todos, como agentes de mudanças, uma sociedade melhor. Sobrinho lembrou da máxima das obras de misericórdia: ”porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mateus 25, 35-40).


As reuniões de partilhas são semanais e intercaladas entre a Sede do Rio e Niterói e conta com a participação do público presencialmente ou na web, onde podem dividir suas experiências através de comentários ou solicitar a interação com os presentes. O calendário está no site e a próxima reunião acontecerá no próximo sábado, 30/03/19, na sede da ACVM em Niterói.

58 visualizações

CNPJ: 40.228.629/0001-08

LOCALIZAÇÃO

SEDE GERAL/SETOR RIO

Rua Bela, 795, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20.930-381

SETOR NITERÓI

Rua Adélia Cintra, 52, Pita

São Gonçalo, RJ - CEP 24.412-550

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
spotify-podcast-badge-wht-grn-330x80.png

© 2018 por ACVM.