formar comunidade.png
Comunidade 2.png

Qual a riqueza de ser uma comunidade ACVM?


A comunidade ACVM é inspirada nas primeiras comunidades cristãs que foram retratadas através dos Atos dos Apóstolos,  onde se partilhava o bem comum, as orações e onde os seus membros se ajudavam mutuamente.


Ela é Cristocêntrica, utilizando a metodologia de oração dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE) e tendo a Virgem Maria como modelo de vida, amor e serviço.


A comunidade não é fechada em si mesma, nem em seu próprio trabalho apostólico. 


O objetivo da comunidade é conhecer verdadeiramente seus membros chegando ao equilíbrio de trocar experiências, dando suporte uns aos outros. É ter uma formação eclesial comprometida com o serviço à Igreja e ao mundo em qualquer campo da sua vida. Utilizar seu aprendizado para sair pelo mundo e dividir toda a sua experiência com as pessoas e assim fazer a maior troca de vida, o amor, com a mesma força e perseverança que os discípulos tiveram.
 

Comunidades acvm.png

Assessores, agora vocês têm uma área exclusiva, onde podem acessar materiais para sua comunidade!

COMO FORMAR UMA COMUNIDADE?

 

Uma comunidade deve ser formada por um grupo de cinco a quinze pessoas, que se reúne para orar, partilhar e se ajudar mutuamente, ao menos duas vezes por mês.
 

A espiritualidade das Comunidades de Vida Mariana é desenvolvida segundo os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, tendo a Virgem Maria como modelo de vida.
 

A comunidade deve escolher um(a) assessor(a) espiritual, que irá acompanhá-la em sua caminhada na vida e na fé. Esta pessoa deve estar engajada na espiritualidade e no modo de vida inaciano e deve ter a capacidade de agregar todo o grupo. Pode ser um sacerdote, religioso(a) ou um leigo que tenha bom conhecimento de doutrina católica e uma vida cristã autêntica.

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO E ENTRAREMOS EM CONTATO.

Após um tempo de oração e discernimento, o grupo que pretende se tornar uma Comunidade deve se afiliar à ACVM, tornando-se, em um primeiro momento, uma pré-comunidade. No momento da filiação, a Comunidade deverá apresentar um nome que a identifique, de preferência, relacionando a Jesus Cristo, a Maria ou a um santo.
 

A estrutura da comunidade deverá ter coordenador, vice-coordenador, secretário e tesoureiro, que são eleitos por seus participantes, pelo prazo de 2 (dois) anos.

Obrigado pelo envio!

CONHEÇA AS COMUNIDADES

Sacrário Vivo