• ACVM

Um Deus acessível

Atualizado: 7 de Jun de 2019

Por Letícia Santos


A acessibilidade de Deus se fez presente no sábado, dia dezesseis de março, na sede da Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM) de Niterói onde ocorreu a primeira reunião de partilha do Retiro Quaresmal Online de 2019. O encontro foi conduzido por Robson Vieira, membro da comunidade, e transmitido ao vivo pelo Instagram da ACVM.


Neste encontro foi partilhada a primeira semana de oração do Retiro e como que cada um se sentiu ao fazer suas experiências individuais. Os presentes, e também os que interagiram online, falaram sobre as suas moções (os sentimentos e pensamentos que a palavra gerou neles após a leitura) e externaram que a maior riqueza das orações é transformar a oração em ação.


Um dos sentimentos mais abordados foi a presença de Jesus nos indivíduos e como ele fala com as pessoas por meio do outro. Um Deus acessível para todos os humanos, que tem o amor como valor principal e que não faz diferenciação entre dignos ou não da presença divina. E como Deus é acessível e a missão do homem é ser presença de Deus, as palavras do papa (Ser menos muros e mais pontes) se encaixou perfeitamente para conscientizar cada participante sobre a necessidade de sair da sua individualidade e segregação para ser a presença de Cristo no Mundo.


Essa experiência do Retiro Quaresmal é disponibilizada anualmente através da publicação, pelos Jesuítas, do livro chamado: “Retiro Quaresmal”. Essa experiência, oferecida à toda Igreja, aproveita o tempo litúrgico da quaresma para ressignificar a proposta de recolhimento, oração, jejum e esmola utilizando-se da linha metodológica dos Exercícios Espirituais de SANTO INÁCIO DE LOYOLA.


A ACVM lançou nesse ano de 2019 a ideia da realização do Retiro Quaresmal Online já que a Companhia de Jesus propõe grupos de partilha mas nem sempre todos podem sair de suas casas para as reuniões presenciais. Sendo assim como o material é disponibilizado na web para download, e os grupos de partilha farão transmissão ao vivo no Instagram, a experiência alcançou status de Online.


O livro da Companhia de Jesus é comercializado pela editora Loyola, no entanto é possível BAIXAR um material simplificado para acompanhar o Retiro.

Para partilhar os frutos das orações as reuniões presenciais para partilha estão sendo transmitidas em tempo real no Instagram @MinhaAcvm onde qualquer pessoa poderá participar com comentários escritos, que são lidos no grupo, ou, até, participar ao vivo contando suas experiências sobre a semana do retiro. Os vídeos ficarão disponíveis no site da ACVM e no Youtube, caso não consiga acompanhar a transmissão. Ademais, há uma área para dúvidas sobre a metodologia do retiro.


As reuniões presencias são semanais, alternando-se entre a Sede do Rio e a de Niterói e o calendário completo está publicado no SITE.

61 visualizações

CNPJ: 40.228.629/0001-08

LOCALIZAÇÃO

SEDE GERAL/SETOR RIO

Rua Bela, 795, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20.930-381

SETOR NITERÓI

Rua Adélia Cintra, 52, Pita

São Gonçalo, RJ - CEP 24.412-550

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
spotify-podcast-badge-wht-grn-330x80.png

© 2018 por ACVM.