• ACVM

O companheirismo de Jesus Cristo

Atualizado: 7 de Jun de 2019

Por Letícia Santos.


Nesta quinta-feira (18) de abril, aconteceu a última reunião de partilha do retiro quaresmal online deste ano, na Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM) do Rio. Conduzido por Robson Vieira, o encontro contou com a participação de Denise Coutinho, uma das idealizadoras da transmissão online do retiro, Letícia Santos, redatora e participante da comunicação e Jonatã Velozo e quem filmou todos os encontros.


A última semana do Retiro tratou sobre os conflitos advindos do posicionamento firme de Cristo mesmo num cenário desfavorável. Cristo continuou apresentando um caminho de abertura e acolhimento num cenário de exclusão e julgamento. Para a realidade de Jerusalém foi um choque de cultura tamanho que gerou muitas perseguições e incompreensões. Porém, essa é a caminhada do cristão e ele deve esperar por isso. No entanto, não cabe a ele julgar e se sentir superior por acreditar caminhar junto do Senhor pois quem exala amor, atrai pessoas, e elas percebem que essa estrada é diferente e esse amor vem de Jesus Cristo. Já os intransigentes religiosos afastam ainda mais os filhos de Deus que se sentem excluídos.


Todos são igualmente merecedores do amor divino. Jesus Cristo é o companheiro de todos e está disponível para receber o indivíduo da forma que ele é: do mais simples, feito uma criança que pode chamá-lo de Papaizinho, até o mais letrado que pode, através do seu conhecimento, experimentar o amor do Pai misericordioso. Não importa como, o importante é ir até Deus. Os dois participantes comentaram sobre o perigo de se sentir superior a ponto de achar que alguns são dignos de ter acesso a Jesus Cristo e outros não.

O retiro quaresmal é anualmente oferecido porém nesse ano a ACVM disponibilizou uma forma de fazê-lo online para que mais pessoas tivessem acesso. Ele teve fim nessa páscoa junto com a quaresma. Nesta última partilha foi revisado um pouco do decorrer de todo o retiro, o que ele passou para cada um após a leitura dos textos e os sentimentos e moções que pode ter gerado nas pessoas.

A ACVM agradece a todos que participaram presencialmente ou através de perguntas e partilhas pelo Instagram @minhaacvm ou no Blog. Todo o material e vídeos das partilhas do retiro quaresmal desse ano estão disponíveis no site www.acvm.org.br/retiro-quaresmal

Que Deus abençoe a todos e que Jesus Cristo seja sempre o seu companheiro!

15 visualizações

CNPJ: 40.228.629/0001-08

LOCALIZAÇÃO

SEDE GERAL/SETOR RIO

Rua Bela, 795, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20.930-381

SETOR NITERÓI

Rua Adélia Cintra, 52, Pita

São Gonçalo, RJ - CEP 24.412-550

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
spotify-podcast-badge-wht-grn-330x80.png

© 2018 por ACVM.